Chimpanzé

Pan troglodytes

Características Biológicas:
Distinguem-se duas espécies, ambas habitando as regiões equatoriais de África: o chimpanzé Pan troglodytes, que vive desde o Senegal até ao Uganda, e na margem direita da bacia do rio Zaire. Têm em geral uma pelagem e coloração negra, embora os jovens apresentem as orelhas, nariz, mãos e patas com vivas tonalidades rosadas, que depois escurecem com a idade.

Sub-espécies de chimpanzé

Chimpanzé-oriental:  Pan troglodytes schweinfurthli
Chimpanzé-centro-africano: Pan troglodytes troglodytes  
Chimpanzé-ocidental: Pan troglodytes verus

Os dedos oponíveis nas mãos e pés dos chimpanzés são essenciais para a enorme destreza desses membros, possibilitando-lhes realizarem tarefas complexas como manejar utensílios.

Mão    pé

Quando se deslocam em quatro patas, os chimpanzés apoiam-se sobre os nodos dos dedos da mão

Alimentação: Omnívora e oportunista, em que a fruta constitui cerca de metade dos alimentos (com destaque para os figos tropicais), complementada com folhas, cascas e caules de mais de 250 espécies de plantas; também térmitas e outros insectos, assim como pequenos mamíferos (antílopes e porcos-selvagens), aves e ovos. Por vezes comem outros macacos como cólobos e babuínos.

Reprodução: As jovens fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 11 a 12 anos de idade, tendo um ciclo menstrual com uma periodicidade de 24 dias, contudo iniciam a sua atividade sexual muito antes, por volta dos 7 ou 8 anos, e os machos ainda mais cedo, logo aos 5 anos de idade (embora só estejam sexualmente maduros por volta dos 15). A gestação dura 8 meses e a jovem cria está completamente dependente da mãe nos primeiros 6 meses, permanecendo depois com ela por mais 3 ou 4 anos, até a progenitora entrar novamente em cio.

Habitat: Essencialmente em florestas tropicais de chuva ou florestas mistas (até aos 3.000 m de altitude), podendo também estender a sua atividade a bosques ou savana.

Comportamento: Os chimpanzés vivem em grupos de dimensão variável, com 15 a 120 indivíduos de ambos os sexos, com um território de cerca de 12,5 km2, mas que nos grupos maiores e em habitats mais fragmentados se pode estender até aos 400 km2.
Os machos são muito fiéis ao seu grupo, enquanto as fêmeas podem sair e juntar-se a outros grupos, sendo bem aceites sobretudo quando estão no cio.

Utilizam mais de 30 chamamentos diferentes e uma rica variedade de expressões faciais e corporais, essenciais para se coordenarem e aprenderem as múltiplas tarefas diárias.
Movem-se rapidamente com as quatro patas (posição quadrúpede), quer no solo como na folhagem aérea, mas também andam de forma bípede, por exemplo quando têm os braços e mãos ocupadas. Alimentam-se essencialmente ao princípio da manhã e ao entardecer, descansando durante o dia, no pico do calor. Ao anoitecer constroem um ninho de vegetação nas árvores, a cerca de 6 a 25 m de altura.

Conservação: Todas as três sub-espécies estão referenciadas pela UICN; as raças central (P.t. troglodytes) e oriental (P.t. schweinfurthii) são consideradas Vulneráveis, enquanto que a ocidental (P.t. verus) é já dada como Ameaçada.

Classificação

Classe: Mamíferos

Ordem: Primatas

Família: Pongidae

Género: Pan

Espécie: Pan troglodytes

Comprimento do corpo: 63 a 94 cm

Peso: 34 a 70 kg (machos) 26 a 50 kg (fêmeas)

Outros animais em Ilha dos Primatas